Mundi Travel

balão-turquia-capadócia-munditravel

Minha Aventura de 10 Dias na Turquia

No dia 7 de setembro de 2024, embarquei em uma viagem inesquecível, saindo de São Paulo rumo a Istambul para o nosso Tour Turquia de 10 dias. O voo de 13 horas com a Turkish Airlines foi excelente, e ao chegar em Istambul, já de posse das malas, encontrei o receptivo que já me aguardava.

Meu hotel em Istambul foi o Radisson Blu Pera, localizado a apenas dois quarteirões da movimentada Avenida Liberdade, um lugar repleto de comércio 24 horas. O nome “Pera” significa “outro lado”.

Cheguei ao hotel por volta das 22h e, ao entrar no lobby, fui atraída por um restaurante que servia pizzas, sanduíches e lanches. Aproveitei uma boa cerveja turca antes de descansar em um quarto incrível, com um chuveiro maravilhoso.

1º Dia:

No dia seguinte, o café da manhã foi uma verdadeira festa para os sentidos, com uma variedade impressionante.

Começamos nosso primeiro dia com um tour panorâmico por Istambul, a maior cidade da Turquia e a única que se estende por dois continentes: Europa e Ásia. A cidade possui muito verde, cercada de florestas, mar, possui inúmeros monumentos e construções históricas que encantam os olhos!

Durante o passeio, pude avistar o mar de Mármara e o Estreito de Bósforo, onde se distinguem claramente os lados asiático e europeu.

Exploramos a cidade velha, visitando o magnífico Palácio de Topkapi, a Mesquita Azul e o mercado de especiarias. As antigas habitações chamaram minha atenção, com suas varandas fechadas para as mulheres, que não podiam sair para as ruas.

O Palácio de Topkapi, antiga residência dos sultões, possui cinco pátios, cada um com suas próprias características e fortificações.

A área do palácio é extensa e abrigava cerca de 400 pessoas, o que me fez refletir sobre a vida nômade dos turcos no passado, que não possuiam moradias estáveis.

Em frente ao palácio haviam fontes públicas, onde as pessoas se lavavam antes das orações, uma tradição muçulmana. 

Após o almoço, seguimos para a Mesquita de Eyüp, que fica ao lado de um cemitério.

Lá, como tradição,  exigem que as mulheres cubram joelhos, ombros e cabelos, embora os costumes da Turquia sejam menos rigorosos do que em outras partes do Oriente Médio. 

Todos os fiéis se voltam em direção à Meca ao rezar, especialmente perto da tumba com a convicção de que as orações chegam com mais força à Alah.  As mulheres devem rezam atrás dos homens, não podendo se posicionar a frente dos mesmos.

As mulheres muçulmanas se cobrem para que a sensualidade feminina não chame atenção do homem, desviando a atenção a Deus.

Após a Mesquita Eyüp, chegamos ao mercado das especiarias.

2º Dia:

No segundo dia, visitamos a famosa Mesquita Azul, chamada oficialmente de Sultan Ahmet, que é deslumbrante e toda construída em mármore do século 17.

Em frente a todas as mesquitas, há áreas de higienização, onde os fiéis se purificam antes de entrar.

Depois, passei pelo Grand Bazaar, que parecia mais caro que o mercado de especiarias, embora seja um lugar maravilhoso, com suas especificidades, predominando as compras via barganha.

A noite foi finalizada com um passeio descontraído pela Avenida Liberdade, repleta de restaurantes e lojas como Zara, Sephora e etc!  Jantei no restaurante Parole, com opções deliciosas.

3º Dia:

No terceiro dia, segui para Ankara, a belissíma capital da Turquia.  Antes de partir, fiz um passeio de barco pelo Estreito de Bósforo e Mar Negro, passeio imperdível onde pude ter uma visão geral de toda Istambul, seja pelo lado Europeu, seja pelo asiático.

Após o almoço, começamos a viagem de 450 km até Ankara, uma cidade três vezes menor que Istambul, que possui 6 milhões de habitantes.

Ankara é conhecida pela sua agricultura, especialmente de cereais e trigo. A cidade foi escolhida como capital por sua localização central, o que facilita a administração do país e por ser ser longe de Istambul e mais alta, sendo mais difícil ocorrer uma invasão.

Em comparação a Istambul, Ankara é Uma cidade mais organizada, mais moderna, avenidas mais largas, vida mais fácil. Antes de ser capital era uma cidade pequena que não tinha nada.

Chegamos ao Hilton Ankara, um hotel 5 estrelas, no qual tivemos um delicoso jantar incluso. Fui descansar e no dia seguinte desfrutei de um café da manhã maravilhoso.

4º e 5º Dia:

No dia seguinte, visitamos o museu onde puder ter uma visão de como era Ankara antes de ser a capital da Turquia.

Visitei o mausoléu onde foi enterrado o primeiro presidente da Turquia, Mustafa Atatuk. Muito adorado pelo povo turco. 

Em 1923, ele foi o responsável por expulsar os invasores e tornar a turquia independente. Conquistou o país em terra pois não havia armas, aviões e etc.

Morreu em 1938 e 15 anos depois, seus restos mortais foram trazidos para o mausoléu e enterrado 7 metros abaixo da terra.

Depois, segui para a Capadócia em um safári de jipe. Passei em lugares inacessíveis de ônibus ou caminhando. Foi um passeio sensacional com 3 paradas para fotos e paisagens inesquecíveis.

Cheguei por volta de 19:00h ao Barcelo Capadócia, um hotel 5 estrelas com excelente quarto amplo e muito confortável onde passei duas noites.

6º e 7º Dia:

Na manhã seguinte segui para o momento mais esperado da viagem: o passeio de balão na Capadócia! Simplesmente o passeio mais lindo que já fiz em toda minha vida. Inesquecível! Indescritível!

Após o passeio, retornei para o hotel para apreciar o café da manhã.

Ainda na Capadócia, tive a oportunidade de assistir aos dervixes rodopiantes, que representam um lado místico do Islã, uma antiga tradição turca, composta por uma dança giratória realizada com os olhos fechados, uma mão direcionada para o céu e outra para terra, além de vestir uma saia longa e um tipo de turbante na cabeça.  Ela é realizada pelos mulçulnanos para ter uma conexão direta e em êxtase com O Deus Ala.

Capadócia também é conhecida por ter ainda a primeira loja de tapete da Turquia de 1954.

A caminho de Konya, visitei o museu Mavlana, que hoje é apenas museu e mausoléu, mas foi o antigo mosteiro dos Derviches Dançantes, no qual estão enterrados alguns Derviches como o Mavlana, que é conhecido no Brasil como o Rumi. 

Me Hospedei em Konya no hotel Grand Hotel, que apesar de ser 5 estrelas, é uma pouco antigo, mas oferecia conforto.

8º Dia:

Na manhã seguinte, partimos para Pamukkale, passando por paisagens deslumbrantes. No caminho, cruzei pela estrada, a região dos lagos com campos enormes de cerejeiras, a coisa mais linda do mundo! A estrada começa plana e depois começamos a subir a serra. No caminho avistei várias montanhas e rochas de mármore.  

Em Pamukkale, fiquei encantada com o “castelo de algodão”, um fenômeno da natureza onde a formação calcária dá a aparência surreal destas montanhas com mais de 200 metros de altura.

Seus terraços com águas termais azuis dão todo o charme a beleza desse lugar. 

A visitação no ambiente das piscinas só pode ser feita sem sapatos pensando na preservação do local. Não é a toa que em 1988, Pamukkale foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO.

É possível entrar e nadar em algumas das piscinas, mas nosso grupo optou apenas em molhar os pés.

Segui para me hospedar por uma noite no hotel Colossae Thermal e Spa, que é bem antigo mas tem o conforto necessário, além de piscina coberta e aquecida e um spa onde oferecem massagens, banhos e tratamentos de pele.

No dia seguinte, seguimos para a última cidade do nosso roteiro, a cidade de Izmir. Uma cidade situada à beira do Mar Egeu, que é a mais ocidentalizada da Turquia.

9º e 10ª Dia:

Em Izmir, me hospedei no Kaya Izmir Thermal e Convention, um excelente hotel 5 estrelas com uma piscina maravilhosa, aquecida e um spa muito bom. Ótimas refeições no café da manhã e no jantar.

Passiei na região pela rua Kibris Sehitleri, composta por diversas lojas, restaurantes e bares. Depois caminhei em Alsansak, uma região de restaurantes na orla do mar, no qual conheci o restaurante Deniz, especializado em frutos do mar, muito gostoso e preço razoável.

Passei também pelo elevador histórico de Izmir, uma vista linda e uma parada obrigatória aos turistas.

Meu roteiro finalizou em Izmir, onde retornei para o Brasil de voo pela Turkish Airlines.

Curiosidades:

  • Na Turquia a fruta romã é símbolo da riqueza.
  • A Ponte em Istambul que liga os 2 continentes possui 1300 metros de comprimento.
  • O Mar Negro recebe esse nome pois possui pouca salinidade, gerando muitos micro-organismos e Plantos, deixando o mar escuro.

Se você deseja explorar todas essas experiências e muito mais, a Mundi Travel Agência de Turismo oferece pacotes completos, que incluem hospedagem, traslados e passeios. Entre em contato conosco!
Clique aqui e saiba mais.

Olá, sou a Marina Gomes, diretora da Mundi Travel e em nosso blog você irá encontrar diversas dicas, curiosidades, roteiros e muito mais sobre viagens e turismo. Fique a vontade e navegue pelos mais diversos temas e se precisar de um pacote de viagem bem especial, não se esqueça de nos contactar! Um abraço e boa leitura!

Me siga no Instagram
@marinaemviagem